quinta-feira, 12 de março de 2009

Refeições em família trazem bons hábitos alimentares para jovens

Por Luis Fernando Correia
Ensinar bons hábitos a um jovem, especialmente na transição da adolescência para a vida adulta, é tarefa difícil. Ainda mais quando estamos falando de hábitos alimentares. Segundo pesquisadores de Filadélfia, nos Estados Unidos, a melhor estratégia é fazer as refeições com os jovens - quanto mais e por mais tempo, melhor.
Depois de acompanharem por mais de cinco anos um grupo de 600 crianças com 12 anos, os cientistas comprovaram o efeito benéfico das refeições em família. Aqueles que faziam cinco ou mais refeições com a família por semana não só adquiriam melhores hábitos alimentares como os mantinham por mais tempo. Além das refeições mais freqüentes, esses jovens se acostumaram a ter uma dieta mais rica. Consumiam mais frutas e vegetais, além de fibras, cálcio e sais minerais.
Um estudo anterior havia demonstrado que fazer as refeições em família resultava em melhores resultados acadêmicos e menos problemas sociais. Os registros também mostraram a dificuldade natural de se manter a regularidade. No início do estudo 60% dos participantes faziam as refeições em família. No final, cinco anos após, somente 30% mantinham o hábito.
O pesquisador-chefe ressaltou que a pesquisa demonstra não só os efeitos nutricionais benéficos das refeições familiares, mas também pode auxiliar a passagem dos jovens por essa difícil fase da vida.
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.
fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Este é um espaço aberto para todos aqueles que querem contribuir com suas opiniões sobre os assuntos publicados neste blog. Pedimos apenas a gentileza de que seu comentário não seja ofensivo e possa realmente contribuir para uma melhor compreensão dos temas.
Abraço Fraterno, o Editor.