sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ingestão de vitamina C diminui risco de ter gota

A ingestão regular de vitamina C está associada a um menor risco de desenvolver gota, forma mais comum de artrite inflamatória em homens com mais de 40 anos, concluiu uma pesquisa publicada na revista "Archives of Internal Medicine".
A chance de apresentar o problema foi 45% menor entre os participantes que ingeriram a maior dose diária de vitamina no período -1.500 mg ou mais.
O estudo acompanhou 47 mil homens saudáveis entre 1986 e 2006. No período, 1.317 tiveram diagnóstico de gota.
Para o reumatologista Antonio Ferrari, responsável pelo setor de doenças microcristalinas da Universidade Federal de São Paulo, o estudo é relevante porque mostra que o consumo de vitamina C é importante na redução do ácido úrico e, consequentemente, da prevalência de gota. Ele diz que são necessárias mais pesquisas para avaliar a dosagem recomendada.
Na opinião do reumatologista Ari Halpern, do Hospital Israelita Albert Einstein, o estudo "é muito interessante porque aponta uma queda de 17% no número de casos novos de gota para cada 500 mg diários de vitamina C ingeridos".
Segundo ele, já se sabia que a vitamina C aumenta a excreção de ácido úrico na urina, mas não havia ainda prova científica de que seu consumo isolado poderia reduzir o risco de gota. "Esse estudo terá um impacto na prescrição de vitamina C, principalmente em homens de risco (com níveis de ácido úrico elevado)", conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Este é um espaço aberto para todos aqueles que querem contribuir com suas opiniões sobre os assuntos publicados neste blog. Pedimos apenas a gentileza de que seu comentário não seja ofensivo e possa realmente contribuir para uma melhor compreensão dos temas.
Abraço Fraterno, o Editor.