terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Banco do Vaticano e a Máfia

O presidente do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, e outro funcionário de alto escalão da instituição estão sendo investigados como parte de uma um inquérito sobre lavagem de dinheiro, informaram nesta terça-feira fontes da polícia em Roma.

Segundo o correspondente da BBC em Roma, David Willey, o inquérito foi aberto depois que duas transações suspeitas, envolvendo o banco e duas outras instituições italianas, foram descobertas pela unidade de inteligência financeira do Banco da Itália, que informou no ano passado o achado à polícia.

Como parte das investigações, a polícia apreendeu cerca de 23 milhões de euros que o Banco do Vaticano depositou em um pequeno banco chamado Credito Atigianato.
Em um comunicado, a Santa Sé afirmou que está “perplexa” diante da abertura da investigação e que tem confiança total em Tedeschi.

O banco, conhecido oficialmente como Instituto para Trabalhos Religiosos, administra contas bancárias de ordens religiosas católicas, cardeais, bispos e outros sacerdotes. Ele só tem uma agência, que fica dentro do Vaticano.
A instituição já foi pivô de um escândalo de lavagem de dinheiro em 1982, quando esteve envolvida no colapso do Banco Ambrosiano, que na época era o maior branco privado italiano.
fonte: BBC Brasil

Comentário: Três décadas se passaram e parece que as coisas continuam funcionando da mesma forma, dentro do Banco do Vaticano, ao menos no que diz respeito o seu envolvimento com a máfia italiana. Como citado na reportagem, esta não é a primeira vez que a instituição financeira da Igreja Romana se envolve em coisas do tipo. No final da década de 70, uma crise geral se abateu sobre a instituição, devido as inúmeras denúncias de seu envolvimento com a máfia italiana, que teria custado até mesmo a vida de um papa, Albino Lucciani, como investigado e publicado pelo jornalista inglês David Yallop em seu livro "Em nome de Deus". Para quem ainda não conhece a obra, é uma boa oportunidade para saber o que estes 'homens de Deus' são capazes de fazer, quando vêem seus poderes ameaçados, ainda que pelo chefe-supremo da Igreja. 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Este é um espaço aberto para todos aqueles que querem contribuir com suas opiniões sobre os assuntos publicados neste blog. Pedimos apenas a gentileza de que seu comentário não seja ofensivo e possa realmente contribuir para uma melhor compreensão dos temas.
Abraço Fraterno, o Editor.